terça-feira, 2 de julho de 2013

Tipos de Rochas

Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. Os termos populares pedra
calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.


Ígneas (ou magmáticas)

Rochas ígneas são resultados da solidificação e consolidação do magma, daí o nome rochas magmáticas. Também conhecida como rochas ígneas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. As rochas ígneas podem, de maneira geral, ser classificadas sob dois critérios: texturais e mineralógicos.  O critério textural é especialmente útil na identificação do ambiente onde a rocha se cristalizou, enquanto o mineralógico é baseado na proporção entre seus minerais principais.

Podem ser de dois tipos:
  • Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.
  • Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
    Granito (Rocha Plutônica)


    Sedimentares

    Na superfície da terra, as rochas sofrem a ação de diversos fatores, como o calor,frio,chuva,vento,neve e gelo. Durante milhares de anos, uma rocha vai se partindo em pedaços e vão ficando cada vez menores e sendo arrastados para outros lugares. Então, esses pequenos fragmentos vão se acumulando, se apertando e se depositando uns sob os outros, formando novas rochas que, por serem constituídas por sedimentos acumulados, recebem o nome de Rochas Sedimentares.Fazem parte de 80% da superfície dos continentes.

    Rocha sedimentar


    Metamórficas

    São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do argilito; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

    Ardósia

Limites de Placas Tectônicas


São três os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente às outras, aos quais estão associados diferentes tipos de fenômenos de superfície:

Divergentes- ocorre quando duas placas se afastam uma da outra e o espaço produzido por esse afastamento é preenchido por um novo material da crosta.Dessa forma esse limite é construtivo pois possibilita a expansão dos fundos oceânicos e forma uma nova litosfera.




Convergentes- ocorrem quando duas placas se movem uma em direção à outra, formando uma zona de subducção (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra).


Transformantes- Nesse limite as placas deslizam umas em relação as outras.Esses limites são falhas,fraturas na litosfera. O movimento relativo das duas placas pode ser direito ou esquerdo.

A Falha de Santo André, nos EUA, é um exemplo de limite transformante.
Há limites de placas cuja situação é mais complexa, nos casos em que três ou mais placas se encontram, ocorrendo então uma mistura dos três tipos de limites anteriores.

O Solo

Muitos devem se perguntar : O que é solo?

Solo é um conjunto de corpos naturais que contém matéria viva e é resultado da ação do clima e da biosfera sobre a formação rochosa. O solos são formados por perfis e horizonte sendo estes:


O- que é a camada do solo onde se predomina a matéria orgânica em decomposição.


A- apresenta uma composição mineral e com um pouco de matéria orgânica. É nessa camada que se predomina a perda de minerais que migram para o horizonte B.


B- nesse horizonte se tem um acumulo de argila, óxido de ferro, carbonatos e hidróxidos.


C- é o horizonte mineral em que não ocorre processos pedogenéticos.


R- é considerado a rocha matriz, mas na verdade não é considerada horizonte, é na verdade uma rocha consolidada.